Para assistir outras Reflexões clique em Playlist

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Bamako Africa, julho de 2011

Bamako, Julho de 2011.
Amados Irmãos,
Estamos nos meses de férias, aqui em Bamako geralmente vai de julho até setembro, e também neste período temos chuvas, ultimamente tem chovido quase todos os dias, e isto é bom, pois a terra estava muito seca, também ameniza um pouco o calor. Nesta época aproveitando as férias e as chuvas, alguns meninos são enviados ao campo para trabalhar, temos sentido a ausência de vários em nossa igreja, outro fator comum é que a maioria das pessoas faz uma horta, quando andamos pelas ruas vemos plantações de quiabo, hibiscos, amendoim e outras, em qualquer espaço podem ser até pequeno ou em lugares inimagináveis para nós, vemos plantações. Também escutamos muito uma frase neste período: "c'est à cause de la pluie", ou seja é por causa da chuva, se não tem taxi, se a pessoa não vem no compromisso na hora marcada, se o empregado chega atrasado, se não temos alunos para as aulas, se o preço das verduras e legumes aumentaram a resposta é única: "c'est à cause de la pluie"!
Apesar de Mali ser um país predominantemente muçulmano, as pessoas não se veste tão a rigor como no norte de África, por ocasião de um batismo de nossa igreja realizado pelo pastor Edson no começo de maio, na beira do rio as mulheres estavam lavando roupas com os peitos desnudos, algumas crianças peladas brincavam ao redor e no meio deste cenário aconteceu o batismo do jovem Noel, um rapaz que ajuda na tradução nas aulas de artesanato.
Falando de artesanato estamos de férias, por causa do problema de saúde, viagem e cirurgia, adiantamos este período, terminamos as aulas com as mulheres no dia 31 de maio, mas no dia 10 de agosto faremos o encerramento do primeiro ciclo das aulas como as pessoas daqui gostam com direito a pipoca e refresco, também entregaremos certificados de participação no curso e brindaremos as alunas mais esforçadas, se você quiser ajudar na festinha entre em contato conosco. Você também pode conhecer um pouco do trabalho que elas realizaram durante este período no nosso blog.
A partir de setembro iniciaremos um novo ciclo e agora conhecendo um pouco mais a realidade local faremos algumas mudanças no plano de aula, cremos que será para melhor.
Agora estamos sós aqui, pois o pastor Edson e família estão em viagem, estamos a cargo do trabalho da igreja principalmente das pregações e isto nos faz esforçar para falar bem o francês. Estamos orando pra que Deus nos dê condições de entrar na escola pra aprender o principal dialeto falado aqui, o bambara, isto servirá pra termos um contato maior com o povo.
Agradecemos seu apoio, sua presença constante conosco através de email e ofertas, rogamos ao Senhor que a benção Dele que enrique e não acrescenta dores seja sempre com você,
No amor do Senhor,
Herbert e Eliete
Motivos de oração:
Orem louvando pela estação de chuvas e rogando que não haja danos, mas sim que sejam chuvas de bênçãos.
Orem pra que nossos meninos que foram ao campo, não se esqueçam do que aprenderam conosco na igreja.
Orem pela vida do Noel que ele possa permanecer firme.
Orem pelas alunas do curso de artesanato.
Orem pra que possamos ter recursos de fazer a festinha de encerramento.
Orem pra que o senhor nos envie a provisão necessária, que possamos também ter as mentes abertas pra aprender um novo idioma.
Orem conosco porque no mês de agosto será o Ramadã e durante este período a opressão espiritual é muito forte.
Louve a Deus conosco pelo cuidado durante a cirurgia e a provisão.
Louve ao Senhor pelas novas estratégias de trabalho que Ele tem nos revelado.
Louve conosco por todas as pessoas que temos alcançados através das aulas.

Você pode ajudar a cumprir nossa missão em África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar ...
Gostaria apenas de lhe pedir uma gentileza: Identifique-se com seu nome e endereço de e-mail, do contrário PODEREI NÃO publicar o seu comentário.

Obrigado.

- Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. Lucas 6:38